A odontopediatria é uma especialidade dedicada ao cuidado oral de bebés, crianças e adolescentes.
O principal objetivo é garantir a saúde oral dos seus filhos, prevenindo problemas futuros e promovendo hábitos de higiene dentária adequados.
A odontopediatria é uma especialidade dedicada ao cuidado oral de bebés, crianças e adolescentes.
O principal objetivo é garantir a saúde oral dos seus filhos, prevenindo problemas futuros e promovendo hábitos de higiene dentária adequados.
A deteção precoce de problemas como cáries, má oclusão e problemas de desenvolvimento dentário permite intervenções mais simples e eficazes.
Ensinar as crianças e os pais sobre a importância da higiene oral, a alimentação saudável e a prevenção de doenças dentárias.
Consultas regulares ajudam as crianças a sentirem-se mais confortáveis no ambiente dentário, reduzindo medos e ansiedades associadas às visitas ao dentista.
Cuidar dos dentes de leite é fundamental para o desenvolvimento adequado da mastigação, fala e alinhamento dos dentes permanentes.
Quando deve ser a primeira visita ao dentista em que consiste?
Recomenda-se que a primeira visita ao dentista ocorra por volta do primeiro ano de vida ou quando surgirem os primeiros dentes.
Durante a primeira consulta, o odontopediatra avalia a saúde oral, examina os dentes e as gengivas, orienta os pais através de informações sobre higiene oral, amamentação, uso de chupeta, entre outros e, por fim, cria um plano de cuidados personalizado para acompanhar o desenvolvimento dentário.
Serviços de Odontopediatria
Oferecemos uma ampla gama de serviços odontopediátricos para garantir que as crianças recebam os melhores cuidados possíveis:
Recomenda-se que a primeira visita ao dentista ocorra por volta do primeiro ano de vida ou quando surgirem os primeiros dentes.
Durante a primeira consulta o odontopediatra avalia a saúde oral, examina os dentes e as gengivas, orienta os pais através de informações sobre higiene oral, amamentação, uso de chupeta, entre outros e, por fim, cria um plano de cuidados personalizado para acompanhar o desenvolvimento dentário.
SIM! Os dentes de leite devem ser tratados o mais precocemente possível!
O seu tamanho muito reduzido faz com que uma pequena lesão de cárie aliada a uma alimentação e higiene oral incorretas rapidamente atinja grandes dimensões, podendo criar dor ou infeção, a afetando o bem-estar geral da criança e prejudicando o desenvolvimento do dente definitivo sucessor.
Por volta dos 5-6 anos de idade nasce o primeiro molar definitivo, na região da gengiva atrás dos molares de leite e não ocorre esfoliação de nenhum dente nesta zona. Também por volta desta idade ocorre a troca dos dois incisivos centrais inferiores.
Os incisivos de leite centrais inferiores são os primeiros dentes a cair. Fique a conhecer a idade de esfoliação dos restantes dentes.
Caninos superiores e inferiores: 11-12 anos
Até aos 2-3 anos as crianças podem usar a chucha, mas esta utilização deve durar o mínimo de tempo possível, uma vez que não promove um encerramento anterior total dos dentes. O seu uso prolongado pode torna-se prejudicial e pode criar um desenvolvimento inadequado dos maxilares, originando um crescimento assimétrico da face e/ou problemas de oclusão.
A chucha mais adequada para o bebé é aquela que apresente um formato ortodôntico/ortopédico, para que permita um encerramento máximo da cavidade oral enquanto a criança a utiliza.
A partir do nascimento do primeiro dente de leite deve escovar os dentes do seu filho com uma pasta com pelo menos 1000 ppm (partes por milhão) de flúor. A escovagem deve ser realizada 2 a 3x por dia e deve ser dada uma inclinação de 45º à escova de dentes de forma a que consiga escovar bem junto à gengiva. A supervisão da escovagem pelos pais é essencial até aos 9 anos de idade.
A quantidade de pasta que coloca na escova de dentes depende da idade (0-2 anos: quantidade de meio grão de arroz cru; 2-6 anos: quantidade de um grão de arroz cru e >6 anos: quantidade de uma ervilha).
A partir do momento em que os dentes de leite começam a ficar juntos, essa é a altura ideal para introduzir o fio dentário.
Sabemos que existem particularidades em cada criança e por isso é aconselhável uma visita ao Odontopediatra atempadamente.
Recomenda-se uma consulta de rotina de 6 em 6 meses ou 1 vez por ano. No entanto, a frequência varia de criança para criança e deve ser estabelecida de acordo com o risco de cárie.
Os mantenedores de espaço são pequenos aparelhos destinados a preservar o espaço deixado pela perda de um ou mais dentes de leite, impedindo, assim, movimentos indesejáveis, que possam comprometer seriamente a oclusão dentária do paciente. Estes aparelhos mantêm o espaço para os dentes definitivos.
Em primeiro lugar, é necessário compreender que a grande atividade física das crianças e/ou a sua exploração do meio em redor aumentam a probabilidade de lesões dentárias por trauma.
Caso existam fragmentos dentários ou um deslocamento completo do dente para o exterior (avulsão dentária) deve guardá-los num frasco com saliva ou leite.
Após um traumatismo dentário deve manter a calma e dirigir-se de imediato ao Odontopediatra que irá avaliar a situação.